1. Eduque seu corpo fisicamente. Ações do dia-a-dia como sentar-se, caminhar, dormir, escovar os dentes e pentear se, criam vícios de postura no corpo. Assim como o sedentarismo, deslocar se e movimentar se não são atividades físicas que, necessariamente, causam mudanças saudáveis no corpo humano. Os movimentos do Karatê DO melhoram substancialmente as dores causadas por estes vícios uma vez que são movimentos amplos cuja repetição tonifica os músculos.
2. Saúde mental. O corpo humano segue um ciclo fisiológico regular, desde o nascimento até o fim da vida. Neste aspecto você pode ajudar seu corpo e ter uma qualidade de vida melhor. Nascemos com uma quantidade de neurônios que a medida que envelhecemos diminui. Fala-se em estresse oxidativo como o maior vilão no processo de envelhecimento celular e da morte do DNA das células dando origem a diversas doenças. Para evitar a perda de neurônios e a ação do estresse oxidativo, os especialistas recomendam atividade física, na qual haja concentração. Karatê DO proporciona concentração suficiente para contra balançar estes aspectos negativos. Tanto no treinamento de KUMITE (luta), como de KATA, o cérebro tem que estar altamente concentrado na atividade, caso contrario não poderá ser executada. Com o tempo de pratica, desenvolvem-se mecanismos de concentração complexos, beneficiando ainda mais a redução do estresse e do envelhecimento. Outro processo positivo é o ganho de massa muscular. Atividades que exigem concentração aumentam o número de neurônios e aumentam a massa muscular.
3. Defesa pessoal. É lamentável que nossa sociedade esteja tão violenta. Quando o Karatê DO foi criado, também existia perigo iminente, até para ir visitar um vizinho, (basta ler trechos dos livros que retratam o Japão feudal e a própria historia das Ilhas Okinawa). Hoje em dia, não é diferente; as maiores mudanças são as leis, a segurança pública, e a modernidade dos sistemas de segurança pessoal e particular. Você pode questionar que diante de uma arma as técnicas de Karatê DO não seriam nada eficientes, mas está enganado. O não reagir, e o saber fugir das situações de perigo também fazem parte da defesa pessoal. Não se recomenda reagir, mas você deve criar discernimento suficiente para saber quando a reação é inevitável e viável. Karatê DO proporciona este discernimento.
4. Atividade aeróbica. O ser humano pode facilmente viver sedentário ou exercendo atividade física moderada ou calma. Durante a atividade física aeróbica, renovamos células velhas mais facilmente, criamos mecanismos fisiológicos para fornecer energia ao corpo mais eficientemente, eliminamos radicais livres e toxinas mais rapidamente, eliminamos gordura desnecessária, pensamos melhor, tonificamos nossos músculos esqueléticos e exercitamos nossos órgãos internos, principalmente o coração. Karatê DO é uma das atividades físicas aeróbicas que mais calorias queimam por hora.
5. Aumento da densidade óssea. Os ossos exercem papel fundamental para uma vida sadia. Além de sustentar nosso corpo, eles são as usinas da formação do sangue, sangue que tem que ser renovado periodicamente. Lamentavelmente, ter ossos sadios não é para sempre. Nascemos com uma carga genética que pode favorecer algumas pessoas, mas não outras e mesmo assim, com o passar do tempo e o mal uso, os ossos sofrem desgaste, pior ainda, há perda da massa óssea. Esta situação se agrava quando ocorrem as mudanças hormonais da média idade, principalmente no sexo feminino. Os movimentos de impacto no Karatê DO criam microfissuras nos ossos que são reparadas; estes reparos aumentam a densidade óssea criando ossos mais sadios e resistentes. Quanto mais tempo de treino você tiver, melhores ossos você terá.
6. Controle emocional. As emoções desempenham papel fundamental em nossas vidas, são elas que definem a maneira de reagir, diante das diversas situações do cotidiano. As emoções são construídas e irão depender dos aspectos sócio-culturais em que o individuo foi criado. Há emoções positivas tais como alegria, otimismo, amor e as emoções negativas como raiva, tristeza e ódio. A maioria das pessoas gostaria de viver apenas com as emoções positivas e evitar as negativas, mas isso não é possível, você tem que saber lidar com ambas e não permitir que as emoções negativas cresçam e avalem sua saúde. Karatê DO, ajuda você a saber lidar com suas emoções. O ambiente do DOJO (local de treino) é de descontração, uma vez que as técnicas do Karatê não podem ser executadas quando há tensão no corpo. Durante o aquecimento são feitos alongamentos adequados justamente para eliminar as tensões que a pessoa carrega, a medida que o treinamento se desenvolve, o praticante tem que estar totalmente descontraído para executar as técnicas eficientemente.
7. Coordenação motora. O ser humano constrói sua coordenação motora desde o inicio da sua vida. A primeira década de vida é de extrema importância para o crescimento motor do indivíduo. Mas a medida que o tempo passa, a falta de atividade física, o sedentarismo, a LER (lesões de esforço repetitivo), a rigidez do sistema vascular entre outros problemas, geram um sem número de atrofias musculares fazendo com que a mobilidade seja perdida aos poucos. No Karatê DO, você encontra exercícios de alongamento para manter sua flexibilidade e os músculos sempre estão sendo exigidos para movimentos amplos, fator este que também favorece a recuperação da flexibilidade.
8. Meditação e respiração. A maior característica da sabedoria oriental é a meditação. Mas o que é meditar? Ascender um incenso, fechar os olhos e pensar em algo bom? Cientificamente, trata-se de um estado mental semi-acordado em que são emitidas ondas cerebrais similares às de um sono profundo. Nesse estado, a comunicação do consciente e subconsciente são mais favoráveis, fazendo com que o cérebro haja mais eficientemente na solução de problemas. No Karatê DO a meditação está estreitamente relacionada com a filosofia ZEN. A tal ponto que algumas referências bibliográficas o denominam Zen em movimento. Isto também acontece com outras artes marciais, é claro, todas elas treinadas corretamente. A mesma filosofia ZEN, também se utiliza dos mecanismos de respiração para fazer com que a energia interna do corpo (KI) flua, principalmente ao longo da coluna vertebral fazendo com que sejam restabelecidas conexões dos pontos vitais. Associando a respiração adequada aos diversos movimentos do Karatê DO, também restabelecemos os centros de energia, tornando o praticante mais forte ou por assim dizer, fortalecendo ainda mais seu espírito (KOKORO).
9. Relacionamento interpessoal - estratégias de negociação. O ambiente do DOJO (local de treino) é de respeito mútuo entre praticantes e mestre. Respeitar a si mesmo e aos outros é a chave para os relacionamentos. Durante o treinamento de luta (KUMITE), você precisa da ajuda de seu colega para assim evoluir na eficiência de suas técnicas; ainda mais, você precisa da diversidade de pessoas para poder crescer como ser humano. Mesmo assim, todos somos diferentes e temos humores diferentes e nem sempre você vai encontrar a ajuda necessária, uma vez o mundo competitivo somente nos isola. No DOJO é recriado um micro-mundo ou um laboratório de relacionamento, onde são necessárias desenvolver estratégias de negociação para poder otimizar nossas capacidades. O DOJO KUN (regras do local de treino), é peça fundamental para evitar os perigos da vida, sem nos precipitar a tomar decisões que posteriormente podemos nos arrepender.
10. Introspecção, auto-análise e auto-conhecimento. O ser humano não possui um manual técnico, nossos entes queridos podem ter a melhor das intenções ao nos educar, mas tudo isso não é suficiente. Ao longo da vida lidamos com pessoas, coisas e situações que irão nos influenciar na nossa maneira de ser. Resta nos perguntar, como ser um ser humano melhor? Como lidar com as adversidades? Há profissionais da saúde que ajudam você a descobrir suas potencialidades, mas no final, a resposta a essas perguntas e a suas angustias é apenas você que terá que descobrir. Karatê DO, proporciona a você o ambiente adequado para o desenvolvimento da auto-análise. Por meio dos diversos processos do treino, (KIHON, KUMITE e KATA, técnicas básicas, luta e luta simulada, respectivamente), a medida que o tempo de treino avança, o praticante constrói seu auto-conhecimento, mede suas capacidades, verifica suas possibilidades e por meio da meditação, criamos introspecção suficiente para ajudar em nosso crescimento pessoal e espiritual. Como arte marcial DO, temos que descobrir o caminho e fazer as escolhas certas para viver plenamente.
REFERÊNCIAS
Guyton, Arthur, C. Fisiologia Humana. Editora Guanabara. Rio de Janeiro. 1984.
Ginástica para o Cérebro. Caderno Vida, Zero Hora, Porto Alegre. 22/04/2006. Nº 755.
Hahn, Erwin. Entrenamiento con Niños, Teoria, práctica, problemas específicos. Editora Martínez Roca. Barcelona. 1988.
Morisawa, J. S. O Segredo de Acertar no Alvo. Editora Pensamento. São Paulo. 1984.
Nakayama, Masatoshi. O Melhor do Karatê. Vol 2. Editora Cultrix. São Paulo. 1978.
Neurônios Sarados. Caderno Vida, Zero Hora, Porto Alegre. 21/04/2007. Nº 807.
Osteoporose, uma ameaça para a mulher. Caderno Vida. Zero Hora. Porto Alegre. 8/04/2006. Nº 753.
Pereira, C., Rodrigues, G. O Alívio da Dor nas Costas. Isto É Revista. 3/5/2006. 1906. p. 82-88.