domingo, 16 de dezembro de 2018

MENTE DE PRINCIPIANTE (SHOSHIN)




Assim como Mente Liberta, Mente de Principiante é outra frase que é título de um livro, escrito por Shunryu Suzuki (1904 – 1971), mestre ZEN.
Neste livro encontramos a melhor definição para esta frase,

se sua mente está vazia, ela está preparada para tudo, ela está aberta para tudo.  Na mente do principiante há muitas possibilidades, mas na mente do perito há poucas”.

SHOSHIN é ter a humildade de recomeçar uma técnica, por mais simples que esta seja, como se fosse o primeiro ensinamento. 
Quando um grupo treina, tem o aluno que tenta fazer a técnica corretamente, tem o aluno que tenta fazer do jeito que ele imagina que seja, tem o que disfarça e faz de conta que está fazendo, pois pensa que essa técnica não é relevante e nada lhe acrescenta e tem o desajeitado; ele gosta de KARATE-DO, se esforça, presta atenção mas para dominar uma técnica precisa de mais dedicação em comparação com um aluno talentoso.  Tem ainda o aluno que gosta da teoria e filosofia da arte marcial.  Sabe tudo o que os livros ensinam sobre KARATE-DO mas, na pratica pouco executa. 
O ser humano é isso; diversidade física e de pensamento.  Somos todos diferentes.  O SENSEI assume seu papel de mentor e tenta conhecer as individualidades e especificidades de cada um dos seus alunos.  Tenta atender as necessidades individuais sem comprometer o crescimento do grupo.  Assim a arte marcial vai surgindo, de forma única para cada um dos praticantes.  O esforço é individual, mas o crescimento é coletivo.  No final, preserva-se a técnica original do estilo e a compreensão é global.
KARATE DO é uma arte marcial que prioriza a defesa pessoal.  Isto é algo que tem que ser sempre lembrado, pois em se tratando da sua segurança pessoal não há como errar, o erro acomete à fatalidade.
Diante de tantas variáveis como ensinar KARATE-DO?  Ou como aprender KARATE-DO?  Atualmente falamos em aprender a re-aprender.  Mas nas artes marciais precisamos ter contato com SHOSHIN.  A mente de principiante tem que ser praticada por ambos, quem ensina e quem aprende.  Quem ensina precisa compreender a diversidade antes mencionada, pois todo aluno, toda aula é um novo desafio.  Quem aprende precisa ter humildade e sinceridade, caraterísticas importantes do praticante de artes marciais.

Nenhum comentário: