Este desenho, muito
relacionado ao karatê estilo SHOTOKAN, assim como o conhecemos, foi dado de
presente a FUNAKOSHI Sensei pelo artista plástico japonês e artista marcial,
HOAN KOSUGI. A primeira vez que apareceu
este desenho foi na capa do seu livro, KARATE DO KYOHAN publicado em 1935. Acontece que, diversas pesquisas apontam este
desenho como uma reprodução de um outro desenho similar encontrado num templo
budista chinês.
Neste caso, trata-se da
figura do tigre branco (BYAKKO), o guardião do oeste, uma das quatro criaturas
espirituais dentro da mitologia chinesa, que protegem os quatro pontos
cardinais. Os outros três guardiães são
o Dragão verde (RYU), guardião do leste, a tartaruga (GENBU), o guardião do
norte e a ave fénix (SUZAKU), guardião do sul.
Por ser uma figura
mitológica, está associada ao deus da guerra, e tudo o que é correto. Eis que também está associada às artes
marciais. É neste ponto que as ideias de
diversos pensadores (eu incluído), começam a divagar sobre o significado da
figura, criando diversas teorias ao respeito.
Uma das teorias está
relacionada ao arquétipo do guerreiro.
Uma vez que, ao que tudo indica, KOSUGI teria pintado o símbolo para
representar força e coragem, dois aspectos fundamentais do karatê;
relacionados, por sua vez com arquétipos mentais/emocionais. Entramos então, numa discussão sobre tudo o
que o arquétipo do guerreiro é e representa ao longo dos tempos e seu papel na
sociedade, antiga e contemporânea.
Uma outra teoria relaciona a
figura aos momentos de introspecção de FUNAKOSHI Sensei enquanto morava na Ilha
de Okinawa. Acontece que, casualidades
aparte, ele gostava de subir um morro que se chama “cauda do tigre” ou
TORAZUYAMA e ali contemplar o movimento ritmado dos pinheiros, em forma de
ondas, com a força dos ventos marítimos.
Enquanto fazia isto, ele fazia poesias e as assinava com seu pseudônimo,
SHOTO, que significa exatamente esse
espetáculo; o ondular das arvores com o vento.
Minha teoria é mais
simples. TORA NO MAKI (ou também tigre
enrolado) era o antigo nome dos pergaminhos (rolos de papel ou qualquer tecido
de escrita), que continham os segredos das diversas escolas de artes
marciais. Acredito que o Sr. KOSUGI, ao
saber que seu mestre ia publicar um livro com todas as técnicas do karatê
SHOTOKAN, ou seja um TORA NO MAKI do estilo de karatê do seu mestre, este criou uma arte condizente com o significado do livro para agracia-lo.
Independente de tudo o que
se pensa, acredito que há uma preocupação sobre os aspectos simbólicos
inseridos no karatê SHOTOKAN, assim como seus aspectos filosóficos. Abrindo diversos temas de discussão sobre o
significado do símbolo.
Osss!
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